

Nossos Professores

Dudu Barretto
Violão Clássico e
Viola Caipira

Fernanda Zanon
Piano

Shari Simpson
Flauta

Neander Cândido
Piano
Professor-fundador do Ateliê da Música, também leciona no CEFART – Palácio das Artes e no Instituto Federal de Minas Gerais – Ouro Preto (IFMG). Já atuou como líder no time de Didática do site Cifra Club.
Além disso, desenvolve atividades pontuais como a oficina "Apreciação Musical: uma abordagem crítica”, além das palestras "Mat&(mús)ica" e "Criatividade", já realizadas nas Universidades Federais de Ouro Preto, de Minas Gerais e do Ceará. Dentre sua produção artística, destacam-se os trabalhos "Villa-Lobos: obra integral para violão solo", "Um Baile Ba(ch)rroco", "Homero: o contador épico", o espetáculo para canto e violão "Grito de Alerta", e o concerto-didático "Cinco séculos de Violão”.
É mestre pela Universidade de Aveiro (Portugal), bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais e licenciado em Música pelo Claretiano.
Como pesquisador, participa ativamente de congressos, com destaque para o 32nd World Conference – International Society for Music Education (ISME), em 2016 na Escócia, e para o PERFORMA’ 15, em Portugal, onde foi premiado pela comissão científica do congresso com menção honrosa pelo pôster apresentado. É ainda autor de vários artigos, publicados em reconhecidas revistas e anais de congressos (https://independent.academia.edu/DuduBarretto).
Professora-fundadora do Ateliê da Música, também leciona na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU-UEMG).
Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestra pela Universidade de Aveiro (Portugal), Pós-graduada em Educação Artística pela Universidade do Porto (Portugal), Bacharela e Licenciada em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, desenvolve pesquisa na linha da Educação Musical, tendo realizado trabalhos sobre a ansiedade na performance musical.
É participante ativa em diversos congressos, publicando artigos sobre diversos temas.
É integrante fundadora do Grupo Quinto, conjunto formado por pianistas que propõe apresentações artísticas inovadoras e que interage com outras artes, como o espetáculo "Villa-Lobos: vamos todos cirandar!", que ganhou o prêmio de espetáculo revelação pelo BNDES e foi apresentado em Ouro Preto, São João del Rei, Ouro Branco, Itabira, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Shari começou a estudar música aos seis anos, no Centro de Musicalização Infantil (CMI) da UFMG, onde teve a oportunidade de aprender a tocar piano, flauta, participar do Coral.
Shari se formou em Flauta Transversal pela UFMG.
Fez mestrado em Performance nessa mesma instituição e está agora em vias de concluir o curso de doutorado em performance musical pela Universidade de Aveiro (Portugal).
Shari sempre se interessou pela educação musical e infantil, tendo sido estagiária no CMI, professora do Projeto Vila Aparecida da Fundação de Educação Artística, e colaboradora do Projeto Cariúnas.
Participou de diversos festivais, como o Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina, e foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Shari foi selecionada como bolsista do primeiro Fusion Arts Exchange Program in Music Composition and Performance (Boston), e em decorrência da participação nesse festival, foi convidada a tocar na Unesco, em Paris.
Shari gosta de tocar choro e música brasileira, mas também desenvolve trabalhos de música de câmara erudita, além de integrar a Flutuar Orquestra de Flautas.
Tem experiência de tocar em casamentos e eventos particulares, desde 2003.
Natural de Divinópolis, iniciou seus estudos musicais no Estúdio Instrumentalis, sob a orientação do professor Maurício Veloso. Em 2001, ingressou no curso extensivo de Percepção Musical e Canto Coral na UFMG.
Complementam sua formação a participação em diversos festivais, como os VIII e IX FEMUSC e o I International Piano Week, além de masterclasses com importantes pianistas, entre eles: Alexandre Dossin (EUA), Eduardo Monteiro (RJ), Fany Solter (Alemanha), Ksenia Nosikova (Rússia), Ricardo Castro (Suiça).
É bacharel em piano pela Universidade do Estado de Minas Gerais, sob a orientação da professora Thaís Marques.
Tem continuado seus estudos ao piano sobre a orientação da professora Junia Canton (MG) e do professor Gilberto Tinetti (SP).
Foi premiado em 2º lugar geral no XI Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Caparelli realizado em Uberlândia (MG – 2013) e em 2° lugar no International Piano Week Competition (Ashburnhan, MA – USA – 2015).

Ana Oraide

Marco Teruel

José Augusto Almeida

Priscila Piagentini
Musicalização infantil
Violão
Violino
Piano
Formada em Licenciatura em Música, com Habilitação em Piano, pela UEMG e pós-graduada em Psicopedagogia pela UNI-BH.
Atua na área da Educação Musical desde 2008 com aulas em escolas regulares, projetos sociais, ongs e escolas de música de Belo Horizonte. Trabalha com musicalização para bebês e crianças e piano para todas as idades.
Desde 2015, presta consultorias para escolas, profissionais da educação, formação de professores e coordenação de equipe.
Marco Teruel vem construindo uma versátil carreira musical como violonista e pesquisador.
Como intérprete, tem se apresentado como solista e camerista no Brasil e nos Estados Unidos, interpretando repertórios de períodos e estilos diversos (principalmente a Música Antiga, Música Contemporânea e Música Brasileira). As colaborações incluem: Ensemble Derivasons (Brasil), Nuevas Emisiones Sonoras (Mendoza/Argentina), USC Classical Guitar Orchestra (Los Angeles/EUA), USC Thornton Baroque Sinfonia (Los Angeles/EUA), L.A. Camerata (Los Angeles/EUA), Rotem Gilbert (Israel), Canção das Iluminuras (Brasil).
Sua pesquisa é devotada ao estudo da identidade e estereótipos na formação e recepção da literatura violonística brasileira, interligando musicologia, performance e estudos socioculturais. Se dedica não apenas a desenvolver suas próprias interpretações deste repertório, mas também a aprimorar a experiência do público durante as apresentações.
É Bacharel em Música/Violão (2012) e Mestre em Música/Performance Musical (2017) pela Escola de Música da UFMG e Master of Music/Classical Guitar Performance (2014) pela USC Thornton School of Music (Los Angeles/EUA), onde iniciou seu doutorado em 2017 antes de se transferir de volta para a Escola de Música da UFMG, onde defendeu a investigação “Psicoses interpretativas: por novas (im)posturas e (des)construções do repertório brasileiro para violão solista”, sob orientação da Dra. Ana Cláudia Assis, com apoio da CAPES.
José Augusto Almeida é professor e violinista.
Mestre em performance musical pela UFMG e iniciou seu doutorado em práticas interpretativas em 2020 pela UFRGS.
Tem extensa experiência na área de música com ênfase em Violino, Música de Câmara, Prática de Orquestra e Docência em Violino. Atua com ensino coletivo de cordas friccionadas desde 1992.
Integrou como educador em diferentes regiões e instituições pedagógicas do país, CMI-UFMG, Curso de extensão EMUFMG, Estação da Música (Santa Bárbara), Instituto de Arte-Educação IPDAE (Porto Alegre), Projeto Guri (Elias Fausto), entre outros.
Como violinista, foi spalla da Orquestra Universitária UFMT, integrou a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e atualmente é músico convidado da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Natural de Cuiabá (MT), começou a estudar piano ainda na infância.
Já na adolescência ingressou no Conservatório de Música Lorenzo Fernandez, onde se formou no curso técnico de piano através do convênio com o Conservatório Brasileiro de Música. Participou de vários Cursos, Eventos Nacionais e Internacionais, tendo oportunidade de ser executante em diversos masterclasses com renomados professores brasileiros e estrangeiros. Concluiu o Bacharelado em Piano na UFMG, classe da professora Dra. Stefanie Freitas.
Atuou profissionalmente como Pianista em corais e grupos de música de câmara e também se dedica ao ensino de Piano, Teoria e Percepção musical.
Acredita na filosofia de educação Suzuki através da formação do caráter como um todo, não apenas de músicos profissionais, mas também de bons apreciadores e pianistas que possam mostrar suas habilidades em qualquer profissão!
Com mais de 10 anos de experiência, atende crianças a partir de 3 anos de idade com acompanhamento dos pais/responsáveis, e pessoas de todas as idades que tenham interesse de aprender sobre o Piano!

Aline Magalhães
Canto
Aline Magalhães é mezzo-soprano graduada em Música na UFMG, onde obteve orientação da Profa. Dra. Luciana Monteiro. É também formada no Curso de Formação em Canto da Dra. Blacy Gulfier.
Realizou desde 2019 três edições do Recital das Minas, apresentação dedicada a divulgar compositoras mulheres como Clara Schumann, Helza Camêu, Babi de Oliveira, Alma Mahler, entre outras.
Faz parte do Trio Flor, grupo vocal que performa repertório popular e cláássico em Belo Horizonte.
Canta como contralto no Ars Nova –Coral da UFMG e Coro Madrigale, onde teve a oportunidade de ser solista no Requiem de Mozart, O Messias de Handel, na Missa de São João Batista de Hostílio Soares, e Magnificat de Villa-Lobos. Já recebeu orientação de nomes como os coaches Raminta Lampsatis e Fabio Centani, do maestro André dos Santos, de Carolina Faria e Denise de Freitas.
Convidada duas vezes ao Festival de Música de Santa Catarina, foi lá onde teve a oportunidade de participar do coro das óperas La Bohème e La Traviata, e das Cantatas 11 e 140 de Bach sob regência de Alex Klein, bem como ser solista do Requiem de Mozart, também sob sua batuta. Recentemente viveu Annio da ópera La Clemenza di Tito de Mozart no Ópera Studio da UFMG e a 2ª Dama da ópera A Flauta Mágica, também de Mozart.